Um incêndio de grandes proporções consumia esta quinta-feira à tarde uma parte significativa da encosta nascente do Bom Jesus, na União de Freguesias Este São Pedro e Este São Mamede, em Braga.
Pelas 20h00, encontravam-se no local 103 operacionais apoiados por 28 viaturas de várias corporações da região, nomeadamente de Esposende. Durante a tarde no combate às chamas chegaram a estar também envolvidos sete meios aéreos, segundo a Autoridade nacional de Protecção Civil.
De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga, não há habitações em risco.
O alerta foi dado pelas 17h00, e o fumo cobre o horizonte leste da cidade.
Durante o dia registaram-se fogos em Arentim, Cunha, no concelho de Braga, em Cabeceiras de Basto.
Os incêndios de Vila Verde – Prado São Miguel e Pedregais (Ribeira do Neiva)- , estavam às 20h00 dados como resolvidos.
Estes fogos acontecem no dia em que o Governo declarou a situação de alerta em Portugal Continental devido às previsões meteorológicas para os próximos dias que apontam para um “agravamento do risco de incêndio rural”.
O Ministério da Administração Interna (MAI) avança em comunicado que a situação de alerta abrange o período compreendido entre a meia-noite de sexta-feira e as 23h59 horas de domingo.
Segundo o MAI, a declaração surge na sequência da activação do estado de alerta especial de nível vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, para os distritos de Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Porto e Aveiro.
Fernando Gualtieri (CP1200)