A Protecção Civil de Braga, através do Dispositivo Municipal de Vigilância, manteve um dispositivo de prevenção de incêndios florestais, entre Junho e Setembro do ano passado, envolvendo 38 operacionais e 18 viaturas, que percorreu em “vigilância activa” cerca de 62.487 km, o que resultou num “trabalho eficaz na gestão florestal e na prevenção de incêndios”.
Em comunicado, o vereador da Protecção Civil avança esta segunda-feira que, ainda no contexto do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, a Unidade Técnica Florestal desenvolveu 156 processos para a execução de faixas de gestão de combustível em terrenos privados.
Altino Bessa nomeia, no mesmo ano, e no âmbito da silvicultura preventiva, a realização de 155 intervenções, que totalizaram aproximadamente 530 horas de trabalho, além de 30 acções de recolha de sobrantes agrícolas e florestais, medidas fundamentais para a redução do risco de incêndios.
Já no âmbito da silvicultura preventiva, foram realizadas 155 intervenções, que totalizaram aproximadamente 530 horas de trabalho, além de 30 acções de recolha de sobrantes agrícolas e florestais, medidas fundamentais para a redução do risco de incêndios.
Foram ainda executados 103 hectares de faixas de gestão de combustível, sob responsabilidade do município, e mantidos três pontos de água estratégicos para apoio ao combate aéreo a incêndios.
Destacando a importância da cooperação para garantir a sustentabilidade e segurança florestal, o autarca refere que no esforço preventivo resultou de uma “colaboração eficaz” entre diversas entidades, incluindo a Divisão de Protecção Civil; a Associação Florestal do Cávado; os Bombeiros Voluntários de Braga; a Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga; a Polícia Municipal de Braga; a Guarda Nacional Republicana; a Polícia de Segurança Pública; o Regimento de Cavalaria nº 6 e as Unidades Locais de Protecção Civil de Pedralva, Sobreposta, Lomar e Arcos, Este (S. Pedro e S. Mamede).
Adicionalmente, ao longo de 2024, foram atendidas 178 ocorrências relacionadas com a queda ou risco de queda de árvores em áreas florestais e periurbanas, reforçando o compromisso municipal com a segurança da população e a preservação ambiental.
O vereador “Temos desenvolvido um trabalho positivo na vertente da cooperação pela protecção e valorização florestal. Reconhecemos os desafios crescentes da gestão florestal e acreditamos que só através de um esforço conjunto será possível reduzir os riscos associados aos incêndios florestais e melhorar as infra-estruturas que suportam a gestão das áreas florestais”.
Para Altino Bessa, o ano de 2024 “ficou marcado por um trabalho positivo e eficaz na gestão florestal e na prevenção de incêndios no concelho”.
“A Protecção Civil Municipal desempenhou um papel crucial no combate a incêndios, participando em três operações em áreas urbanas e prestando suporte logístico em dez incêndios rurais”, resume Bessa.