Na sequência das diligências desenvolvidas pelo município de Esposende, a empresa estatal Infraestruturas de Portugal informou que está em curso o projecto de reabilitação geral da ponte D. Luís, entre Gandra e Fão, prevendo-se a sua conclusão em 2021. Tratando-se de um imóvel de interesse público, o projecto terá de ser remetido à Direcção Geral do Património Cultural para o competente parecer.
O município adiantou esta quarta-feira, em comunicado, que tem solicitado, inicialmente junto da Estradas de Portugal e, posteriormente, da Infraestruturas de Portugal, “para que a Estrada Nacional 13 seja alvo de uma intervenção de fundo, eliminando locais de perigosidade comprovada e renovando o piso de circulação e as bermas. Nessas solicitações insere-se a vistoria e manutenção da ponte D. Luís”.
A intervenção na EN 13 estava integrada no Plano de Proximidade/Médio Prazo 2015-2019, da EP – Estradas de Portugal, que tinha previsão de arranque em 2015 e, inclusivamente, chegou a publicitar um orçamento de 1,084 milhões de euros.
Recentemente, foram efectuadas intervenções pontuais, quer no piso da EN 13, quer na ponte D. Luís.
“A empreitada será lançada em 2021, sendo que, face ao custo e prazo de execução (270 dias), o lançamento fica condicionado a autorização de portaria de extensão de encargos plurianuais”, garante a IP, assumindo que a ponte está “sob sua monitorização regular, com vistorias anuais, não se prevendo medidas adicionais, sendo a intervenção programada de cariz estético e não estrutural”.
A Infraestruturas de Portugal acrescenta que os passadiços pedonais da ponte têm tido “intervenções correctivas pontuais, a última das quais em Maio de 2020, de forma a garantir segurança total da circulação de peões”, garantindo que a patologia que afecta a estrutura “não interfere com a segurança estrutural da obra de arte”.
OUTRAS INTERVENÇÕES
Desde a introdução de portagens na A28 que a EN 13 regista um aumento significativo da circulação automóvel, traduzindo-se no aumento da sinistralidade rodoviária.
O município vem reivindicando uma intervenção global que garanta as adequadas condições de segurança, especificamente a colocação de passeios e passadeiras, o reforço da iluminação nas passadeiras, a colocação de semáforos, nomeadamente nos cruzamentos de Antas, da Igreja de Belinho, da Igreja de Mar e em Esposende, no cruzamento da Avenida de Góios. Através de protocolo serão colocados semáforos na EN 103-1, em Palmeira de Faro.
Até agora, apenas foi construída uma rotunda no cruzamento do Mini Preço, decorrendo diligências para idêntica obra no cruzamento da Cruz Vermelha, ambas na União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra.
Luís Moreira (CP 8078)