A delegação da Universidade do Minho da ELSA – Associação Europeia de Estudantes de Direito faz, esta sexta-feira, uma simulação do Parlamento Europeu. A iniciativa envolve 25 alunos-eurodeputados que, em representação das famílias políticas com assento parlamentar, irão debater o tema ‘Proteção de Dados Pessoais’. Esta acção realiza-se no auditório nobre da Escola de Direito, no campus de Gualtar, em Braga.
Fonte da Reitoria adiantou que “os estudantes assumirão o papel de eurodeputados, tendo como principal missão discutir e reflectir acerca da temática seleccionada, seguindo a linha ideológica dos grupos parlamentares – Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas, da Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa, da Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde, da Europa das Nações e da Liberdade; e dos partidos independentes”.
No sentido de avaliar a performance e a capacidade de negociação de cada equipa, está prevista a presença de um júri composto pelo eurodeputado Nuno Melo (Partido Popular Europeu) e pelos docentes da UMinho Alessandra Silveira, Pedro Froufe e Joana de Abreu. A equipa vencedora poderá usufruir de uma viagem até ao Parlamento Europeu, na Bélgica.