A intervenção de Conservação e Restauro do Complexo das Sete Fontes foi distinguida esta sexta-feira com uma menção honrosa na 27ª edição do Prémio IHRU 2015, na variante Reabilitação de Edifícios, numa cerimónia que se realizou na Casa da Prelada, no Porto.
Para a atribuição do prémio foi determinante a avaliação dos benefícios e riscos da intervenção proposta. Considerou o júri que os benefícios foram inequívocos para a efectiva salvaguarda do bem cultural, na medida em que a intervenção contribuiu decisivamente para interromper um processo continuadamente agravado de degradação e permitiu que o monumento se apresente bem conservado, com a dignidade própria do seu valor patrimonial.
Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, este prémio é o reconhecimento da qualidade da intervenção realizada e um estímulo para continuar o trabalho que o Município tem efectuado no sentido de reabilitar o património da Cidade. “É com enorme orgulho que recebemos esta distinção, o que prova que estamos no caminho correcto para a defesa do Complexo das Sete Fontes, pois queremos que o espaço tenha todas as condições para ser usufruído pelos bracarenses”, referiu, elogiando ainda o trabalho efectuado pelo Pelouro da Regeneração Urbana e Património Cultural e pela Divisão do Património Cultural, Habitação e Gestão do Centro Histórico do Município.
Terminada em Novembro de 2014, a obra, orçada em 55 mil euros – com 85% de financiamento pelo Feder -, consistiu na limpeza e reposição dos rebocos conforme o aspecto original, preservando a integridade do Complexo das Sete Fontes e a integração harmónica entre as partes e o todo, quer seja o intrinsecamente construído ou o natural paisagístico que o envolve. Efectuou-se ainda a reposição de um brasão em pedra sobre uma das mães de água e substituíram-se diversas portas exteriores.
O IHRU, Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, realiza anualmente uma cerimónia de entrega de Prémios de prestígio nas vertentes da Construção, Reabilitação e Trabalhos de Investigação.
O Prémio IHRU visa incentivar a qualificação funcional, ambiental, estética e social das nossas cidades. Na sua essência a cerimónia de entrega dos prémios IHRU pretende valorizar a área de reabilitação urbana e impulsionar os agentes públicos e privados que exerçam a sua actividade na área da construção de empreendimentos de habitação de interesse social, na reabilitação isolada de imóveis, na reabilitação ou qualificação de espaços públicos e na reabilitação integrada de conjuntos urbanos.
O prémio máximo foi conquistado pela reabilitação nas Casas de Campo na Aldeia de Trebilhadouro, Vale de Cambra. As menções honrosas foram atribuídas ao Restauro e Recuperação da Igreja e Torre dos Clérigos, Porto, à Torre de Palma Wine Hotel, Monforte, e à Requalificação do Território de Alburrica – Passadiço dos Moinhos de Alburrica, Barreiro.
[/images]