Uma investigação realizada por cientistas britânicos pode vir a mudar a forma como o cancro é detectado.
A pesquisa criou um exame de sangue que pode ser capaz de detectar o nível de risco de indivíduos virem a desenvolver doenças cancerígenas logo à nascença. Os investigadores acreditam que esta descoberta poderá vir a salvar milhões de vidas.
Este exame de ADN utiliza informação genética, conhecida pela comunidade científica como “ADN inútil”, que consegue identificar cancros no estádio inicial e até mesmo antes do seu aparecimento.
Realizado pelo Hospital John Radcliffe, no Reino Unido, o estudo conseguiu prever a probabilidade de aparecimento de cancro da mama e descobriu que este mesmo exame também consegue detectar o desenvolvimento de cancro da próstata.
“É vital identificar qualquer predisposição genética para a ocorrência de cancro da mama ou de qualquer outro cancro, mesmo antes de ele aparecer ou simplesmente o mais cedo possível – quanto mais depressa for detectado maior será a probabilidade de tratamento e de cura”, disseram os investigadores, que esperam agora apurar se o exame consegue detectar outros tipos de cancro.
Fonte: PIPOP