IP investe 9 milhões na requalificação de estrada que liga Famalicão a Guimarães A Infra-Estruturas de Portugal (IP) assinou esta segunda-feira o auto de consignação da empreitada de reabilitação integral do troço da EN 206 entre Famalicão e Guimarães, numa extensão de 15 km, e com um custo de 9 milhões de euros que sai do cofre da IP.
A intervenção inicia-se na rotunda de acesso à variante nascente, conhecida por Moço Morto, em Famalicão, e estende-se até à ligação com a estrada 310 (km 37,528), já no concelho de Guimarães.
Esta intervenção era há muito reclamada por autarcas, empresários e utilizadores dos dois concelhos, que avançaram mesmo com um abaixo-assinado.
Além da beneficiação ao nível do pavimento, da sinalização horizontal e vertical, dos equipamentos de segurança e sistemas de drenagem, a obra envolve a reformulação geométrica de vários cruzamentos, em particular a construção de duas novas rotundas, eliminando entroncamentos existentes, no acesso à EN309 e Avenida Montes dos Combros, em Vermoim, Famalicão.
O troço a intervencionar atravessa várias zonas urbanas e é utilizado diariamente por milhares de automobilistas. Por isso, os principais objectivos da empreitada são a melhoria das características da via e o incremento das condições de segurança e de circulação.