A Infra-estruturas de Portugal (IP) garantiu esta terça-feira que os serviços ferroviários prestados na estação de Viana do Castelo “serão mantidos, embora relocalizados em diversas zonas do edifício” que subconcessiou a um investidor local para a instalação de um hotel.
Contactada pela agência Lusa, a propósito da informação prestada pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo de que a estação de comboios da cidade, construída no século XIX, vai ser transformada em hotel por um investidor local e que o projeto está em fase de licenciamento, a fonte da IP sublinhou que “o serviço de transporte ferroviário não vai sofrer alterações e a área destinada aos passageiros vai ser beneficiada”.
“Os serviços ferroviários serão mantidos, embora relocalizados em diversas zonas do piso 0 do edifício de passageiros e antigas instalações sanitárias, nomeadamente as bilheteiras e salas de apoio, a sala de estar e sala de refeições para o pessoal da CP, a sala de telecomunicações, a sala de comando, a sala do inspector e, o espaço para a vigilância humana”, especificou a fonte.
A mesma fonte adiantou que a IP “celebrou um contrato de subconcessão com a Turilima – Empreendimentos Turísticos do Vale do Lima SA, que prevê a construção de um hotel ocupando parcialmente três edifícios da estação de Viana do Castelo”.
O projecto propõe a criação de 41 quartos no edifício de passageiros e de 15 quartos no antigo armazém de materiais, resultando num total de 56 quartos com capacidade total de 112 utentes.
A Lusa tentou, sem sucesso falar com a administração da Turilima. A empresa detém os hotéis Axis de Viana do Castelo, e de Ofir, em Esposende, no distrito de Braga, entre outros empreendimentos.
De acordo com informação que consta no sítio na Internet da Empresite Portugal, consultada pela Lusa esta terça-feira, a Turilima – Empreendimentos Turísticos Do Vale Do Lima, opera no sector há 29 anos. A actividade empresarial desenvolvida por esta empresa é em hotéis com restaurante. Esta empresa tem sede no campo de golfe que se encontra situado na União de Freguesias de Fornelos e Queijada, em Ponte Lima, e pertence ao distrito de Viana do Castelo.