O Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) apresentou esta quinta-feira o primeiro Orçamento Participativo (OP) da instituição, com sede em Barcelos. O OP tem o valor de 10 mil euros e os projectos devem ser apresentados até ao próximo dia 24.
Com este primeiro OP, o IPCA pretende que a comunidade estudantil “desenvolva o seu sentido de participação cívica e democrática. Os estudantes do IPCA podem contribuir activamente para a construção de uma academia com a qual se identifiquem. É, pois, importante que estes sejam parte integrante do processo de participação e de decisão no do que é a missão e estratégia da instituição”, referiu a presidente do IPCA, Maria José Fernandes.
João Pereira, presidente da Associação Académica, agradeceu “a possibilidade de os estudantes serem parte integrante deste projecto e que o mesmo permite aos estudantes a participação efectiva na gestão da instituição”.
GOVERNAÇÃO PARTILHADA
Soraia Gonçalves, presidente do júri, que tem desenvolvido investigação nesta área, adiantou que os estudantes são o “centro da governação” das instituições de ensino superior. Deste modo, o OP “pretende dar a possibilidade de partilharem agora essa governação, reflectindo sobre os principais desafios que têm enquanto estudantes na instituição”, pedindo aos estudantes que “tenham um espírito de pensamento crítico, não apenas ideias, mas ir mais além e perceber como as vão colocar em prática”.
“Este processo de orçamento participativo visa dar à comunidade estudantil os instrumentos adequados para que possam participar activamente no âmbito dos respectivos direitos e deveres inerentes de um correcto exercício da sua participação cívica para o integral cumprimento da missão e das atribuições do IPCA”, afirmou a presidente.
O valor do Orçamento Participativo para o ano de 2020 é de 10.000 euros.
As propostas devem ser apresentadas até ao dia 24 de Novembro e os projectos seleccionados são colocados a votação dos estudantes de 3 a 17 de Dezembro. A proposta vencedora é apresentada no dia 19 de Dezembro (Dia do IPCA).