O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) deu a conhecer esta sexta-feira os nomes das próximas tempestades no Atlântico Norte para 2022/2023 – até 21 de Agosto de 2023:
‘Armand’,
Beatrice’,
‘Claudio’,
‘Denise’,
‘Efrain’, ‘Fien’,
‘Gerard’,
‘Hannerole’,
‘Isaack’,
‘Juliette’,
‘Kamiel’,
‘Larisa’,
‘Mathis’,
‘Noa’,
‘Oscar’,
‘Patricia’,
‘Rafael’,
‘Sarah’,
‘Tiago’,
‘Valerie’,
Waid’.
No site do organismo, o instituto esclareceu que apenas é atribuído um nome “a todas as depressões que originem um aviso de vento de nível laranja ou vermelho (com mais de 91 km/h) no sistema internacional de avisos meteorológicos (Meteoalarm)”. Assim, “o primeiro país a emitir este aviso dá o nome à depressão, seguindo a lista, e informa os restantes países, que deverão manter o nome”.
No caso das depressões resultantes de ciclones tropicais, estas conservam o nome atribuído inicialmente pelo National Hurricane Center (NHC) da NOAA, dos Estados Unidos, como é o caso da tempestade tropical ‘Danielle’ que o IPMA acompanha na zona dos Açores.
A atribuição de nomes às depressões é um projecto conjunto dos serviços meteorológicos da Europa e visa “alertar o público para situações meteorológicas de risco, promover a comunicação internacional e facilitar o estudo de situações meteorológicas à escala do continente”.