Os contribuintes que já receberam os reembolsos de IRS estão a ser apanhados de surpresa com os valores a receber: são muito inferiores ao que constava na simulação do portal da Finanças. Em alguns casos, a diferença é de 500 euros, segundo revelou a SIC esta quinta-feira.
O Ministério das Finanças reconhece que houve um erro no sistema no arranque do período de entrega das declarações de IRS referentes à primeira fase (trabalhadores dependentes e pensionistas. Fonte oficial das Finanças avançou ao Económico que o Fisco já corrigiu a anomalia e que os afectados podem apresentar nova declaração. Nos reembolsos de IRS, há também situações em que o valor é superior.
“Foi identificada uma falha no simulador que está disponível no portal e que tem que ver com a tributação conjunta. A referida falha foi corrigida logo no primeiro dia de entrega das declarações”, esclarece fonte oficial do Ministério das Finanças.
Ainda assim, segundo a mesma fonte, “todos os contribuintes afectados por esta situação e que tenham, com base na simulação efectuada, optado pela tributação separada ou conjunta, consoante o que se mostrou ser mais favorável, poderão entregar uma nova declaração sem qualquer coima associada para que não sejam prejudicados de forma alguma”.