Isabel Carvalhais, eurodeputada socialista e membro da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural, apresentou, esta semana, no Parlamento Europeu o relatório do qual é relatora sobre a Renovação Geracional na Agricultura.
Na apresentação do documento, Isabel Carvalhais afirmou que “a renovação geracional é vital para a sustentabilidade social, económica e ambiental das zonas rurais na Europa”.
Ainda nas suas notas de intervenção, a eurodeputada minhota relembrou que os obstáculos ao acesso à actividade agrícola foram há muito identificados.
“O acesso à terra, o acesso ao financiamento, o acesso aos mercados e a uma remuneração justa pelo trabalho realizado, o acesso ao conhecimento e à formação, estão entre os mais relevantes e que, na opinião da eurodeputada, necessitam de políticas públicas que lhes deem resposta”, disse.
Para Carvalhais, “a agricultura é mais do que um trabalho, é um modo de vida, mas tem de ser uma opção que garanta um rendimento justo e digno e uma qualidade de vida adequada, para os agricultores e suas famílias. Esta é uma condição básica”.
O documento apresentado encontra-se estruturado em quatro eixos: avaliação do contexto geracional do sector agrícola na UE; identificação dos desafios e recursos disponíveis; apresentação de propostas de acção política; e, por fim, um eixo desenhado com olhos postos no futuro, pensando já no próximo período de programação financeira.
De acordo com a deputada, “é essencial pensar no modo como poderemos construir um quadro societal e político verdadeiramente favorável à integração duradoura de jovens e de novos agricultores no sector agrícola”.
Para tal, a deputada pede que a Comissão Europeia e os Estados Membros integrem de forma horizontal a dimensão dos jovens agricultores e dos jovens rurais tanto no desenho como na implementação de políticas e de instrumentos de financiamento.
Projecto de relatório disponível aqui: https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/AGRI-PR-745357_PT.pdf
Fernando Gualtieri (CP7889)