Os franceses J. C. Sàtan e os barcelenses Black Bombaim são as principais bandas da 14.ª edição do festival Souto Rock. O festival realiza-se de 5 a 7 de julho entre o centro da cidade de Barcelos e a freguesia de Roriz.
A organização revelou que o cartaz apresenta dois nomes internacionais e que “existe a habitual valorização das bandas locais, com três conjuntos de Barcelos confirmados”.
A primeira noite decorre no Largo do Apoio, no centro histórico, com a atuação da banda barcelense Hüll, seguida pelo dj set de SpeedyBosxh.
Na sexta-feira, o festival regressa a casa, isto é, ao Largo do Souto, em Roriz. Há concertos dos This Penguin Can Fly, Baleia Baleia Baleia, Paraguaiie e Black Bombaim. Aqui destaca-se o regresso dos Black Bombaim ao festival, nove anos depois de terem atuado no Souto Rock pela primeira vez, no início da carreira da banda.
Durante a tarde de sábado, O Gringo Sou Eu tem concerto marcado para o Moinho da Carreira. Um espaço verde, situado na freguesia vizinha de Alvito São Martinho, atravessado por um ribeiro.
À noite, os espetáculos continuam em Roriz com El Señor, 800 Gondomar, Doutor Assério e J.C. Sàtan. A banda francesa formada em 2010 já lançou mais de uma dezena de discos e vem a Roriz apresentar o mais recente trabalho ‘Centaur Desire’, lançado em março .
As noites de sexta-feira e sábado contam animação da Lovers & Lollypops Soundsystem.
Todas as noites de concertos começam pelas 21h30. O evento é iniciativa da Associação Cultural e Recreativa de Roriz e a entrada é livre.
Luís Moreira (CP 8078)