O Jangada Teatro, de Lousada, apresenta, entre os próximos dias 13 e 18, o trabalho ‘Pedro e o Lobo’. A companhia leva à cena uma versão renovada da famosa fábula de Esopo, uma versão em teatro musical de marionetas para miúdos e graúdos.
Num espectáculo que recorre às formas animadas, as personagens Pedro, Bode Velho, a Mãe Amélia, o Mestre Inácio, a D. Piedade e as ovelhas Runhosa e Lanuda desfilam em palco, num jogo de expansão e retracção, criando em termos visuais uma sensação de dinâmica constante. As figuras assumem dimensões bidimensionais e tridimensionais e o formato de abordagem dramatúrgica faz-se através de diálogos e narração.
As marionetas, ou mais correctamente os bonifrates, foram construídas a partir da matriz criativa das ilustrações de Fedra Santos. À chancela singular da ilustradora ao nível das figuras, alia-se o trabalho dos actores/narradores que conferem vida aos bonifrates e acentuam as diatribes e malandrices alicerçadas na mentira contínua protagonizadas por Pedro.
No que diz respeito à música, esta resulta de uma criação original específica para a cena e é interpretada ao vivo, com recurso a vários instrumentos como o piano, chocalhos, flautas e tambores.
A composição musical foi feita a pensar nas crianças mais exigentes, naquelas que querem mais do que o bê-á- bá melódico, proporcionando bons momentos de fruição aos adultos. Juntar o lado lúdico ao pedagógico é conjugar o verbo divertir e somá-lo à palavra conhecimento.