O jazz invade o centro histórico de Barcelos entre esta quinta-feira e o próximo dia 11, com a realização de mais uma edição de ‘Jazz ao Largo’, uma iniciativa que se assume como “uma simbiose perfeita entre música, Verão, história e património”.
Nesta sétima edição do Festival, ao longo de quatro dias, o festival decorre entre o Largo Dr. Martins Lima, o Theatro Gil Vicente, o Claustro da Câmara Municipal e o Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O Festival arranca esta quinta-feira com o concerto de música improvisada de estreia do Ensemble JAL, onde o cantor e multi-instrumentista Luís Castro assume a composição e direcção. Após uma primeira parte, exclusivamente dedicada à improvisação musical colectiva, há lugar à coordenação da música improvisada com a projecção do filme ‘The Boat’ de Buster Keaton e Edward Cline.
O trabalho aqui exposto resulta de um workshop promovido pelo Festival Jazz ao Largo, em parceria com a Associação Porta Jazz. Este espectáculo conta também com a participação de elementos da Big Band da Banda Musical de Oliveira e com a curadoria cinematográfica da ZOOM – Associação Cultural.
No dia seguinte, sexta-feira, também no Largo Dr. Martins Lima é tempo para ouvir L.U.M.E. – Lisbon Underground Music Ensemble, composto por músicos de jazz e música erudita, projecto criado e dirigido por Marco Barroso, pianista e compositor.
SONS INTERNACIONAIS
O carácter internacional do ‘Jazz ao Largo’ fica expresso pela presença de Stefano Pilia, um guitarrista e compositor nascido em Génova e radicado em Bolonha, que actua sábado (10), às 17h00, no Claustro dos Paços do Concelho.
Horas mais tarde, depois da incursão pelos sons vindos de Itália, o Festival Jazz ao Largo acolhe música vinda de Inglaterra, com os Get the Blessing, quarteto de jazz-rock oriundo de Bristol, formado pelos músicos Clive Dreamer (Portishead/Radiohead); Jack McMurchie (Portishead), Pete Judge (Three Can Whale) e Jim Barr (Portishead/Peter Gabriel). Este concerto também decorre no dia 10, no Largo Dr. Martins Lima, e tem início marcado para as 22h00.
O Festival prossegue a 11 – domingo, às 10h00, com o workshop para crianças: ‘Caixas Bruitas’, em conjunto com a Associação Sonoscopia, onde é dada a oportunidade aos mais novos de construírem dispositivos sonoros.
Do mesmo modo, reforçando a componente educacional do Festival, há um workshop de improvisação liderado pelo músico Pete Judge, com início às 15h00.
O Jazz ao Largo encerra com o concerto de Pete Judge, às 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Este Festival é promovido pelo município de Barcelos e tem a curadoria do barcelense Pedro Oliveira.
Reservas de bilhetes para os espevtáculos no Theatro Gil Vicente, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h00, através do e-mail (tgv@cm-barcelos.pt) ou por telefone (253 809 694).