A deputada única do Livre, Joacine Katar Moreira, afirmou este sábado que “está completamente fora de questão” renunciar ao mandato.
“Fora de questão, completamente fora de questão”, disse Joacine Katar Moreira, à chegada ao congresso que tem em cima da mesa retirar-lhe a confiança política.
Questionada pelos jornalistas à chegada ao congresso, Joacine Katar Moreira rejeitou ser a responsável pela situação de mal-estar vivida no partido.
Apontando que não irá apresentar “nenhuma moção” ao congresso, a deputada disse igualmente que será necessário “esperar que haja mais desenvolvimentos”.
O Livre decide este fim-de-semana, em congresso, se retira a confiança política à deputada. À chegada ao Centro Cívico Edmundo Pedro, em Alvalade, Joacine Katar Moreira não falou aos meios de comunicação social sobre as expectativas do encontro que decorre até domingo.
A Assembleia do Livre, o órgão máximo entre congressos, decidiu retirar a confiança política na sua representação parlamentar, justificando que “não se vislumbra da parte da deputada, Joacine Katar Moreira, qualquer vontade em entender a gravidade da sua postura, nem intenção de a alterar”.
Assim, deliberou retirar a confiança política à deputada, deixando “de reconhecer o exercício do seu mandato como sendo exercido em representação do Livre”.
De acordo com a mesma resolução, a decisão foi tomada “com profundo pesar” e “na plena consciência das consequências gravosas que daí advêm para a capacidade do Livre marcar a actual legislatura da Assembleia da República”. “No entanto, não podemos manter a confiança política em quem, por opção própria, reiteradamente prescindiu de nos representar”, pode ler-se no documento.