O Hospital de Braga e a Organização Internacional Nova Acrópole Portugal assinaram esta segunda-feira um protocolo de cooperação, que prevê o desenvolvimento de actividades lúdico-pedagógicas junto dos utentes internados no Hospital de Braga. Esta iniciativa tem início no próximo dia 3 de Fevereiro, no internamento do Serviço de Ortopedia.
Este projecto pretende ter também uma “vertente terapêutica que engloba, por exemplo, jogos de destreza física”, explicou Henrique Cachetas, Director da Nova Acrópole Braga.
Durante a assinatura do protocolo, Maria Barros, administradora executiva do hospital, realçou a componente terapêutica destes jogos que “para além de didácticos, espera-se que, de uma forma integrada, tenham também um efeito terapêutico na recuperação dos utentes”.
A administradora destacou, ainda, a importância da colaboração dos voluntários desta e de outras instituições, com as quais o hospital bracarense tem vindo a firmar protocolos “que permitem um maior convívio junto dos nossos utentes e contribuem para que estes passem momentos mais agradáveis”.
Os jogos de tabuleiro são assim o mote para a visita mensal aos utentes internados, numa visita que é realizada por um grupo de cinco voluntários da Nova Acrópole aos fins-de-semana.
O encontro tem como objectivo “fomentar o convívio através do jogo e do exercício mental, num ambiente descontraído e divertido. Para além de criar momentos lúdicos junto dos utentes com o objectivo de atenuar parte do seu sofrimento”, pode ler-se em comunicado.