O deputado social-democrata Jorge Paulo Oliveira desafiou, esta quarta-feira, na Assembleia da República, o governo a criar o Destacamento Territorial da GNR de Vila Nova de Famalicão.
Não é a primeira vez que o parlamentar famalicense defende a desvinculação dos Postos dos Comandos Territoriais de Famalicão, Riba de Ave e Joane da tutela operacional do Destacamento de Barcelos da GNR.
A dimensão territorial, populacional, económica e social do concelho recomenda, sustenta, a desvinculação dos três postos da tutela do Destacamento de Barcelos e criado “um escalão eminentemente operacional”.
Reconhecendo a existência dessas dificuldades, Jorge Paulo Oliveira propõe a Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, uma solução alternativa e intermédia, que passa pela criação do Sub-destacamento Territorial de Famalicão, o que permitiria reforçar o quadro dos efectivos, proceder a uma intervenção profunda de reabilitação do actual posto da GNR de Famalicão, o mais degradado dos três.
A criação deste destacamento, anunciada para finais de 2008, permitiria inda, refere o deputado do PSD, a instalação em Famalicão dos núcleos de Investigação Criminal e de Protecção do Ambiente