Os Democratas de Braga promovem esta terça-feira, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a apresentação do livro do jornalista alemão Thomas Fischer ‘Entre cravos e cardos’.
A sessão realiza-se na livraria Centésima Página, em Braga, pelas 18h30, e conta com a presença do autor.
‘Entre cravos e cardos’ conta, passados 50 anos da Revolução dos Cravos, o que, na perspectiva de Thomas Fischer, correu bem e mal. É uma partilha de ilusões e desilusões de quem acredita que o país poderia estar muito melhor se aproveitasse os seus recursos e se soubesse motivar a sua gente.
O livro é também uma partilha de impressões pessoais de uma pessoa de fora que decidiu viver cá dentro e que conta, não sem humor, o que ainda o faz torcer o nariz – mas não troca Portugal por nenhum outro país do mundo.
REVOLUÇÃO FESTIVA
Tudo começa com a notícia de uma revolução sem sangue em Portugal, um dos países mais pobres da Europa. Como é possível?
Não surpreende que a notícia do 25 de Abril de 1974 em Portugal tenha fascinado muitos jovens noutros países europeus. Um destes jovens foi o alemão Thomas Fischer, que quis saborear de perto essa revolução festiva.
Quando visitou Portugal pela primeira vez, no chamado Verão Quente de 1975, após uma viagem de três dias ao volante de um Carocha verde juntamente com a namorada, estava longe de imaginar que esta viagem iria mudar a sua vida.
Acabou por fixar residência em Portugal, tornar-se correspondente de meios de comunicação social alemães e suíços, escrever guias de viagem e, após muitos anos, adquirir a nacionalidade portuguesa.