O eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes sublinhou esta terça-feira a importância da dimensão social no processo de construção europeia, como um factor determinante para valorização da qualidade de vida das pessoas e do crescimento económico.
Intervindo numa sessão com alunos do Agrupamento de Escolas Santos Simões, em Guimarães, José Manuel Fernandes destacou o impacto da União Europeia na defesa de valores humanistas e sociais, não só no interior do espaço europeu, mas também à escala global.
“É esta dimensão social e humanista que temos hoje de defender e preservar, com responsabilidades acrescidas face às ameaças nacionalistas e extremistas”, apontou o eurodeputado, que esta quarta-feira, lança o livro ‘A Economia Social em Portugal’ – numa cerimónia que vai ter lugar às 18 horas, na Santa Casa da Misericórdia do Porto, com a participação do comissário europeu Carlos Moedas e do eurodeputado Paulo Rangel.
Perante alunos que participam no projecto Parlamento Europeu dos Jovens, José Manuel Fernandes recorreu à declaração Robert Schuman de 9 de maio de 1950 para vincar as virtudes de uma União Europeia que nasceu com base num primado de “solidariedade de facto, através de acções concretas” entre nações e povos que tinham acabado de sair da II Guerra Mundial, que provocou 55 milhões de mortos.
No balanço de 60 anos de integração europeia, o eurodeputado salientou o sucesso de uma Europa que tem assegurado a paz – que “nunca está definitivamente garantida, como se tem tornado evidente” -, a liberdade, a democracia, a defesa dos valores humanos e do ambiente, a igualdade e os direitos sociais.
No entanto, não esqueceu os eurocépticos. “Somos muito críticos em relação à União Europeia, mas esta é a região do mundo onde as pessoas têm a oportunidade de viver em melhores condições, com mais direitos e garantias de liberdade, democracia e protecção social. Não é por acaso que temos uma pressão enorme de populações de outras zonas do mundo que querem entrar na UE”, apontou José Manuel Fernandes, referindo-se ao fenómeno das migrações.
No final, o eurodeputado desafiou os jovens a uma intervenção activa no contexto da construção do país e da União Europeia, aproveitando para incentivar o recurso à internet e redes sociais para melhor informação e esclarecimento sobre questões europeias, como é o caso da rubrica multimedia ‘Minuto Europeu’ que é desenvolvida por José Manuel Fernandes e pelo colega eurodeputado Carlos Coelho.