O eurodeputado social-democrata José Manuel Fernandes lembrou, esta sexta-feira, em debate do Dish Mob Portugal, em Braga, que é “fundamental” que os empresários “saibam o que querem” e se organizem para aproveitarem fundos e programas europeus que “vão ajudar a acrescentar valor e a produzir riqueza sustentável”.
Perante duas centenas de pessoas, sobretudo empresários, José Manuel Fernandes abriu o evento elencando diversos programas europeus que podem ajudar as empresas na concretização de novos projectos para criar emprego e mais valor. Uma abrangência reforçada agora pelo Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), conhecido também como Plano Juncker e que prevê mobilizar 315 mil milhões de euros em investimentos nos próximos anos.
Segundo o eurodeputado, “há imensos fundos e programas europeus” que permitem apoiar qualquer tipo de novo investimento. Por isso, realçou o alerta que “fundamental é saber bem o que nos pode ajudar a criar valor e a ser mais competitivos, seja no território ou no domínio público, seja nas empresas ou numa instituição social”.
Sustentando as razões do apelo a uma postura mais competitiva dos empresários, José Manuel Fernandes revelou que “o futuro dos apoios europeus assenta numa lógica de funcionamento cada vez mais como instrumentos financeiros para acesso facilitado ao crédito” e não no modelo tradicional de “subsídios ou a fundo perdido”.