O eurodeputado José Manuel Fernandes e o ex-deputado Martinho Gonçalves estiveram esta sexta-fera numa visita às obras da primeira fase da Cidade Desportiva do Sporting Clube de Braga, em que estiveram presentes o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, e o presidente da Liga de Clubes, Pedro Proença.
Na segunda fase haverá um Mini-Estádio de bancada coberta com capacidade para 2.800 lugares. Quanto aos novos campos de futebol de onze, dois destinam-se aos jogos oficiais, ambos com as bancadas cobertas com 650 e com 500 lugares, respectivamente, enquanto no caso do campo de futebol de sete haverá uma capacidade de 300 lugares.
António Salvador destacou que “este é um projecto muito funcional em que tiramos partido de uma área que já estava há muito abandonada, tendo sido edificado com as práticas de construção mais amigas do ambiente”.
Segundo Salvador, “esta é uma obra com a qual sonhamos há mais de dez anos, nós e todos os sócios, que por isso hoje estão aqui em massa a viver este momento connosco, assim como os convidados que nos deram igualmente a honra da sua visita”.
António Salvador afirmou que “esta primeira fase relacionada com a área de formação está praticamente pronta, poderia ser inaugurada no final deste mês, mas não o faremos para já, dado que estamos em pleno ambiente eleitoral, pelo que não fazia qualquer sentido estar nessa ocasião com uma cerimónia do género”.
A Cidade Desportiva do Sporting de Braga terá cinco campos relvados, três naturais, dois sintéticos, um de futebol de sete e um outro de futebol de praia.
De acordo com o presidente do Sporting Clube de Braga, “depois prosseguirá a segunda fase e conforme o planeado”, integrando um pavilhão multiusos, com quatro grandes espaços funcionais. Além do próprio pavilhão, multiusos, haverá uma área residencial, com 60 quartos duplos, uma área administrativa e espaço de apoio às actividades culturais, entre outras valências.
A par de António Salvador, o arquitecto Pedro Guimarães, da Barbosa & Guimarães, foi o cicerone perante as centenas de pessoas que se juntaram à comitiva, apesar de um dia chuvoso.
Joaquim Gomes (CP 2015)