O vilaverdense José Manuel Fernandes (JMF) é o eurodeputado português mais influente e o sétimo mais influente do Parlamento Europeu (PE).
O ranking relativo a 2020, elaborado pela VoteWatch e que mede a influência dos deputados europeus dos 27 Estados-Membros da UE, dado a conhecer esta segunda-feira em Bruxelas, apresenta “os deputados europeus mais bem posicionados para influenciar a formulação das políticas europeias nos próximos anos”.
Fernandes é o mais influente dos 21 eurodeputados portugueses – Pedro Silva Pereira, do PS, aparece depois no 33.º lugar e Paulo Rangel, do PSD, é o 44.º – e o 7.º no universo dos 705 deputados que compõem o Parlamento Europeu, liderado pelo seu presidente David Maria Sassoli.
O parlamentar social-democrata e, consequentemente, Portugal ganham uma influência substancial em comparação com o mandato anterior. JMF sobe da 44.ª posição, em 2019 – sendo já, então, o eleito português mais influente no PE -; para o 7.º lugar, em 2020. Fernandes destaca-se pelo seu papel de liderança em vários dossiers relacionados com os recursos próprios da União e o Fundo de Solidariedade, que conferiu assistência a Portugal, Espanha, Itália e Áustria, em virtude dos danos causados por calamidades naturais.
Neste relatório, o termo “influência” indica “em que medida um deputado europeu molda a política da UE, sem considerar a direcção (ideológica) em que essa política é moldada”.
CAPACIDADE DE MUDAR LEIS
A análise estatística do Índice de Influência elaborada pela VoteWatch corresponde ao período de um ano e abrange até Agosto de 2020. Para medir os mais influentes, a VoteWatch analisou a influência política, ou seja, a capacidade de mudar a legislação, ganhar votos e moldar debates; e a influência social, medida pela habilidade de alcançar pessoas, moldar a conversa pública e construir uma comunidade de apoio nas redes sociais.
Para a elaboração destes Índices, a Votewatch tem em conta diversos aspectos da actividade de cada eurodeputado, nomeadamente as posições de liderança formais e informais assumidas, a sua participação em Comissões, o comportamento eleitoral e o trabalho legislativo realmente efectuado, entre outros.
COORDENADOR DE ORÇAMENTOS
José Manuel Fernandes (Partido Social Democrata, PPE) é o coordenador de Orçamentos em representação do PPE e é o presidente da Delegação para as Relações com a República Federativa do Brasil.
O social-democrata foi relator de vários dossiers da Comissão dos Orçamentos, nomeadamente o dossier sobre a Mobilização para o Ajustamento à Globalização Europeia. Actualmente, lidera o dossier de Mobilização do Fundo de Solidariedade da União Europeia, trabalhando ainda no programa de apoio à reforma 2021–2027.
Além da sua vasta experiência em questões orçamentais, é vice-presidente do intergrupo Mudança Climática, Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável e é membro da Conferência dos Presidentes das Delegações, da Comissão dos Orçamentos, da Comissão do Controlo Orçamental, da Delegação para as relações com o Mercosul e da Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana. É ainda membro suplente da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais, da Delegação para as Relações com os Países do Magrebe e a União do Magrebe Árabe, incluindo as Comissões Parlamentares Mistas UE-Marrocos, UE-Tunísia e UE-Argélia, e da Delegação à Assembleia Parlamentar da União para o Mediterrâneo.
Luís Moreira (CP 8078)