O eurodeputado do PSD, José Manuel Fernandes, foi eleito esta quinta-feira, por aclamação, presidente da Delegação do Parlamento Europeu para as relações com a República Federativa do Brasil.
O novo presidente da Delegação UE-Brasil, José Manuel Fernandes, sublinha que “Brasil é um parceiro estratégico da União Europeia”, e espera “uma participação activa de todos os deputados na promoção da cooperação entre os dois lados do Atlântico”.
José Manuel Fernandes, também Coordenador do PPE na Comissão dos Orçamentos, disse ainda que “apresentará medidas e projectos para o reforço da coordenação e cooperação entre a União Europeia e o Brasil”.
O Brasil é, hoje, o quinto maior país do mundo em superfície e em população, a oitava potência económica mundial e um país indispensável nas relações transatlânticas.
As diligências para a criação de uma delegação interparlamentar União Europeia-Brasil iniciadas em 2011 pelo deputado do PSD ao Parlamento Europeu, Paulo Rangel, culminaram em 2014 com a aprovação pelo Parlamento Europeu da criação da delegação interparlamentar União Europeia-Brasil.
É a terceira vez, desde que foi criada, em 2014, que a delegação é presidida por um português.