O ensino e a formação profissionais assumem um papel de grande importância para o sucesso dos esforços da União Europeia na promoção da empregabilidade dos jovens, sublinhou esta sexta-feira o eurodeputado José Manuel Fernandes, numa conferência sobre “Erasmus+ e o ensino profissional” que teve lugar na Esprominho, em Braga. O eurodeputado realçou os investimentos europeus na formação e no reforço da interligação das escolas com as empresas.
“Os jovens sabem que têm de estar preparados à altura dos novos desafios e do cada vez mais exigente e competitivo mercado de trabalho. Nesse sentido, a formação e a valorização de competências constituem a base necessária para sustentar o caminho para o sucesso de cada um e também do país, num mundo global cada vez mais concorrencial”, sustentou.
Abordando especificamente o Erasmus+, programa europeu que reúne todas as acções para educação, formação, juventude e também desporto no actual quadro financeiro 2014-2020, o eurodeputado salientou que “a cooperação das instituições de ensino e formação com empresas é uma das linhas de forte incentivo da EU”.
Para José Manuel Fernandes, o aumento do financiamento do Erasmus+ em cerca de 40%, comparativamente ao anterior quadro financeiro 2007/2013, “demonstra que, para a União Europeia, a juventude é uma prioridade central e os jovens são uma solução, não são um problema”.
“Pelo Erasmus+ e também através de outros programas, como “O teu primeiro emprego Eures” e acções ligadas ao empreendedorismo, a UE está a procurar assumir o compromisso de investir na área da juventude e da formação, procurando superar os efeitos da crise sobre as novas gerações, nomeadamente ao nível do desemprego”, vincou.
Simultaneamente, disse José Manuel Fernandes, esta aposta estratégica visa “rentabilizar as novas potencialidades e competências que os jovens asseguram para o reforço da competitividade e nível de desenvolvimento da União Europeia”.