Se em vez de se falar de cinema mas de trabalho político e parlamentar na União Europeia (UE) e não de Hollywood, então o eurodeputado José Manuel Fernandes é um candidato a receber em Março um ‘Óscar’ de 2015 na categoria de Assuntos Económicos e Monetários.
O eurodeputado vilaverdense está nomeado para um dos ‘MEP Awards’, uma espécie de Óscar da UE, prémio que distingue os melhores deputados no Parlamento Europeu no exercício de 2015. José Manuel Fernandes integra o lote dos três seleccionados para a categoria de ‘Assuntos Económicos e Monetários’. O parlamentar europeu português tem na categoria dos Assuntos Económicos e Monetários a concorrência do irlandês Brian Hayes (também do grupo PPE) e do britânico Steven Woolfe (EFDD).
Entre os nomeados para esta 12.ª edição dos ‘MEP Awards’ está também a eurodeputada do PSD Cláudia Monteiro, na categoria do Turismo.
Estes prémios são atribuídos pela revista ‘The Parliament Magazine’ e visam distinguir os melhores eurodeputados do ano em 20 diferentes categorias. Os nomeados para os MEP Awards resultam de propostas da sociedade civil, cabendo à publicação a designação dos três finalistas. Os vencedores resultam de uma votação pelos restantes deputados europeus. A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para o dia 16 de Março, na cidade de Bruxelas.
A organização refere que este prémio visa distinguir “um deputado que tem feito grandes progressos no sentido de ajudar a UE a sair da crise e aumentar a estabilidade económica”, apontando os Assuntos Económicos e Monetários como “uma área política crucial para a promoção do crescimento e a estabilização das economias da Europa, na sequência da crise económica e da zona euro”.
Os ‘MEP Awards’ assumem-se como mais um instrumento de escrutínio e valorização do trabalho desenvolvido pelo Parlamento Europeu e pelos seus deputados, de diferentes grupos políticos e nas diversas áreas e temas de interesse e com impacto na vida dos cidadãos.
Coordenador do PPE na comissão dos orçamentos, José Manuel Fernandes destacou-se em 2015 pelo trabalho enquanto relator do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos – FEIE, também conhecido por ‘Plano Juncker’ – e responsável pela elaboração e negociação do Orçamento Geral da União Europeia para 2016. São dois dossiês com influência determinante no funcionamento da União Europeia e nos esforços para o desenvolvimento económico e social.
José Manuel Fernandes contextualiza a nomeação no âmbito do sucesso das negociações do Orçamento europeu para 2016, no valor de 155 mil milhões de euros, e do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, que pretende mobilizar 315 mil milhões de euros nos próximos os 3 anos.
“Com este orçamento e o ‘Plano Juncker’ contribuímos para o crescimento, o emprego e a coesão territorial na União Europeia”, reconhece o eurodeputado do PSD.
Fernando Gualtieri (CP1200)