O vereador socialista e recém-eleito líder do partido em Vila Verde, José Morais, entregou, esta terça-feira, memorandos ao Governo a pedir intervenção nas extensões de Saúde de Cervães, Pico de Regalados e Vade.
Acompanhado do cervanense Horácio Ferreira, reuniu na Assembleia da República com o Coordenador dos Deputados Socialistas de Braga, Joaquim Barreto, a quem foi entregue “um dossier pormenorizado sobre estas 3 extensões de saúde”.
Em nota enviada à redacção de O Vilaverdense /PressMinho, Morais relata que “a diligência pretendeu alertar para a necessidade de transformar as extensões de saúde de Cervães, de Pico de Regalados e da Portela do Vade em pólos de uma Unidade de Saúde Familiar, actualmente um pilar fundamental no que concerne à prestação de cuidados de saúde primários”.
Vica, em paralelo, que “parece necessário que sejam realizadas as indispensáveis obras de requalificação das respectivas instalações de modo a proporcionar a todos os profissionais de saúde que aí trabalham e, principalmente, aos respectivos utentes níveis de conforto e de atendimento dignos de uma saúde que se quer cada vez mais equitativa, universalista e ao serviço de todos”.
Câmara “nada fez”
Divergindo no destinatário, Morais assinala que “a Câmara assumiu em Outubro de 2015 que iria remodelar a Extensão de Saúde do Pico de Regalados, do Vade e de Cervães, mas até hoje nada fez nesta matéria. Entendemos que são unidades fundamentais para as populações, com serviços de proximidade. O PS tem o dever de não ficar de braços cruzados e de fazer melhor pelos Vilaverdenses. Sabemos que está garantido financiamento europeu para a requalificação da extensão de saúde do Pico, com as obras a arrancarem brevemente, e está a ser avaliada uma intervenção em Cervães e na Portela do Vade”.
O autarca com assento na assembleia de freguesia de Cervães, Horácio Ferreira, realçou que “os cervaenses reclamam há mais de 10 anos por uma intervenção que até hoje não aconteceu. Saio de Lisboa com boas expectativas de que as coisas vão mudar para melhor”.