Um jovem de 19 anos matou Roger Matassoli, um padre de 91 anos, que o tinha atacado sexualmente. O sacerdote é acusado de ter violado outras três crianças, avança o JN.
Segundo aquele jornal, Roger foi encontrado morto na sua casa em Oise, no norte de França, com um crucifixo cravado na garganta. O padre apresentava também sinais de ter sido asfixiado. O crime aconteceu a 4 Novembro e foi agora tornado público.
O padre é suspeito de ter abusado sexualmente de pelo menos quatro crianças, entre elas o seu assassino e também o pai do jovem. Apesar das suspeitas que recaíam sobre o padre, a Igreja Católica apenas o afastou em 2018.
O jovem trabalhava como cuidador na casa do padre e, segundo avançam os media franceses, o homem obrigava-o a limpar a casa nu. O rapaz acabou por ser detido quando conduzia o carro do padre.
Às autoridades, o suspeito disse que não se recordava do que tinha acontecido. Está acusado dos crimes de tortura, homicídio e de resistência. Foi depois levada para uma clínica psiquiátrica por suspeitas de problemas mentais.
O pai do suspeito, identificado pela imprensa francesa como sendo Stephane, também foi abusado pelo mesmo padre em criança e acabou por se matar quando soube dos abusos do filho.
O bispo de Beauvais, Jacques Benoit-Gonnin, admitiu que Roger tinha sido dispensado depois das primeiras confirmações sobre os abusos do padre. Ainda assim, a Igreja nunca apresentou queixa do padre às autoridades.