Pelo terceiro ano consecutivo, os jovens tornaram-se os protagonistas políticos ao apresentaram, perante vários membros do executivo municipal e a presidente da Assembleia Municipal, quatro propostas criativas para desenvolver a cidade durante o ‘Parlamento Concelhio – Pequenos Grandes Políticos’.
No evento participaram a Escola Básica 2/3 de Gualtar; o Externato Infante D. Henrique; a Escola Básica 2/3 Francisco Sanches e a Escola Básica 2/3 Frei Caetano Brandão.
O projecto mais votado foi o ´Residuódromo´, desenvolvido por alunos do Externato Infante D. Henrique e que tem por objectivo a diminuição do lixo provocado pelo depósito de resíduos em matas.
Ricardo Rio, presidente da Câmara, reconheceu o ”fantástico trabalho” desenvolvido pelas escolas participantes e professores, enfatizando a utilidade do projecto na formação dos jovens.
“Ao longo deste mandato temos procurado, de diversas formas, colocar os jovens em contacto com a realidade municipal e incutir-lhes o espírito de cidadania e a importância de identificarem projectos e iniciativas que possam trazer melhorias à comunidade no seu todo”, afirmou, elogiando “a qualidade” das propostas apresentadas.
Rio lembrou que algumas das propostas apresentadas nas passadas edições deste evento foram já colocadas em prática ou serão brevemente. “Esta é a maior prova de que os contributos dados pelos jovens são para ser levados a sério e são extremamente pertinentes para a construção do futuro da cidade”, referiu.
Todas as escolas participantes receberam um prémio de participação, sendo que o grupo vencedor recebeu prémios individuais e os seus elementos terão a oportunidade de assistir a uma reunião do executivo municipal e passar um dia com o presidente da Câmara e vereadores, acompanhando de perto o trabalho de governação da autarquia.