O Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR recebeu esta semana em Braga cerca de duas dezenas de jovens da CERCI de Braga, que praticaram descidas em rapel e outras actividades radicais, proporcionando momentos inesquecíveis a todos.
Os utentes da Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades (CERCI) “sentiram a adrenalina e a satisfação de uma descida em slide”, segundo disse ao PressMinho o capitão Manuel Moreira, comandante da 4.ª Companhia (Minho) do GIPS, que se integra na Unidade de Intervenção (UI) da Guarda Nacional Republicana.
De acordo com aquele oficial, “foi um dia muito gratificante para todos os elementos do GIPS envolvidos nesta acção, pois com a ajuda extremosa e apaixonada dos técnicos da CERCI e a ímpar coragem destes jovens, foi possível derrubar barreiras físicas e criar uma verdadeira esfera de inclusão, tendo-se criado sinergias em que todos aprenderam”.
“O objectivo desta iniciativa foi proporcionar um dia diferente e repleto de momentos alegres e boa disposição, criando-se uma dinâmica inclusiva, nomeadamente poderem praticar actividades físicas e desportivas que à primeira vista poderiam estar fora do alcance destes jovens, mas como eles muito bem demonstraram, afinal estavam todas perfeitamente dentro das suas capacidades”, salientou ainda o capitão Manuel Moreira.
O grupo da CERCI de Braga foi composto por 22 jovens com deficiência intelectual e multideficiência sem retaguarda, alguns deles com Trissomia21 e ainda autistas, sendo acompanhados por três técnicos, designadamente dois psicólogos e um fisioterapeuta.
A demonstração de meios foi executada em três fases, na primeira das quais o grupo foi recebido e dirigido para uma sala onde foi feita uma apresentação com auxílio de um vídeo demonstrativo do trabalho e da missão atribuída ao GIPS, seguindo-se uma sessão de esclarecimento.
Na segunda parte, foi abordada a temática da Primeira Intervenção em Incêndios Florestais, com demonstração dos equipamentos, materiais e viaturas utilizadas para o efeito, proporcionando a todos a prática nos diversos equipamentos e interacção de todo o grupo.
Na terceira e última parte, os especialistas da equipa de Busca e Resgaste em Montanha (BRM) montaram uma linha de slide e demais equipamento, proporcionando a todos uma descida.
JG (CP 2015)
[/images]