A Junta de Freguesia de S. Vicente, em parceria com a direcção distrital de finanças de Braga, promoveu uma acção de formação sobre o IRS para as juntas de freguesia da cidade. A iniciativa, inserida no Programa de Partilha de Conhecimentos Intergeracional da AT (programa a nível nacional), teve lugar no Centro Cívico de S. Vicente e foi ministrada por dois monitores distritais do IRS.
Para a directora distrital de finanças de Braga, trata-se de “uma excelente iniciativa e que serve para um esclarecimento mais aprofundado sobre as questões burocráticas da entrega deste imposto junto da Autoridade Tributária”.
Algumas novidades foram apresentadas, nomeadamente a nova modalidade da Declaração Automática de Rendimentos via internet (DAR), declarações que só podem ser entregues mediante determinadas condições, cujas notificações finais os contribuintes recebem na hora e não em casa a nota de liquidação como era feito até aqui.
A AT disponibiliza também agora na hora as senhas de acesso ao sistema informático, havendo também só uma fase de entrega das declarações de IRS, seja qual for a modalidade de rendimentos.
Na sessão de formação participaram representantes das juntas de freguesia de S. Vicente, S. Vitor, de Mire de Tibães, de Gualtar, de Adaúfe, de Palmeira, da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, União de Freguesias de S. Lázaro e S. João Souto e da União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães.
A partir da próxima segunda-feira a Junta de S. Vicente disponibiliza, nas suas instalações, ajuda na entrega das declarações de IRS via internet. Para isso, os utentes têm de estar munidos da senha de acesso ao sistema informático da AT e estar na posse dos documentos necessários à correcta submissão da declaração.