A Junta de Freguesia de S. Victor, em Braga, tem patente até dia 4, a exposição de bordados tradicionais ‘E Olhem que a Vida É Bela’, recuperando uma das mensagens inscrita num dos lenços dos namorados em exibição.
Esta exposição é resultado dos trabalhos realizados pelas formandas do Curso de Bordados Tradicionais, destacando os lenços dos namorados, mas também outras peças igualmente ricas, devido à técnica aplicada.
Além de ser uma actividade de lazer e de defesa dos nossos costumes e tradições, este curso permite a aprendizagem e aplicação de bordados tradicionais de Braga (Vila Verde e Guimarães), de Viana do Castelo, Castelo Branco, Tibaldino, Caldas, S.Miguel (Açores) e Madeira, bem como tapeçarias de Arraiolos e Ponto Cruz.
A inauguração da exposição contou com a animação da Estudantina de Braga, tuna residente da Junta de S. Victor que encantou as formandas, bem como todos os convidados, com as suas músicas de amor.
Há 14 anos a ministrar o curso de bordados tradicionais, a formadora Palmira Leite recebeu das mãos de Ricardo Silva, presidente da Junta e de Firmino Marques, vice-presidente da Câmara de Braga, uma lembrança pela longevidade da iniciativa e pela defesa das tradições nacionais.
Este curso, sob a orientação da Monitora Palmira Leite, funciona nas instalações da Junta às terças e quintas-feiras entre as 21 horas e as 22h30, podendo ainda funcionar ao sábado.
FG (CP1200)