Decorre até este sábado no Retail Center, em Braga, a segunda edição da Feira de Emprego, organizada pela Junta de Freguesia de S. Victor. O evento reúne três dezenas de 30 empresas da região que operam nas mais diversas áreas de actividade, nomeadamente nas tecnologias digitais, trabalho temporário, têxtil, telecomunicações e construção civil.
Na primeira edição esta Feira possibilitou a inclusão no mercado de trabalho a 25 pessoas e, Ricardo Silva, presidente da Junta de S. Victor, espera que este ano esse número seja aumentado: “temos a expectativa de superar os números da primeira edição. Este ano conseguimos reforçar o número de parceiros, uma vez que contamos com a colaboração do IEFP e do nosso Gabinete de Inserção Profissional (GIP) que tem dezenas de ofertas de trabalho e a fazer recrutamento para algumas empresas da região”.
Para Ricardo Silva, a Feira revela-se “uma necessidade e ao concentrarmos num local este tipo de ofertas estamos a dar uma janela de esperança às pessoas que estão em situação de carência financeira ou social, e a proporcionar a oportunidade de explorarem as suas competências”, referiu o autarca de S. Victor na abertura do evento.
Também Ricardo Rio lembrou que a temática do emprego “tem sido a prioridade das prioridades” da actuação municipal.
“Apesar dos últimos dados serem extremamente positivos para o concelho, com uma descida muito consistente dos números de desemprego, a verdade é que ainda existem muitas pessoas que não conseguiram a sua colocação no mercado de trabalho. Nesse sentido, todos os contributos para que pelo menos um caso seja resolvido, são sempre bem-vindos”, afirmou o presidente da Câmara de Braga.
A autarquia, sublinhou Rio, “tem trabalhado de perto com todas as instituições”, nomeadamente com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, com as associações empresariais, com o tecido empresarial do concelho e com as juntas de freguesia “no sentido de encontrar soluções aos cidadãos”.
FG (CP 1200)