O Tribunal de Bruxelas considerou que Salah Abdeslam é culpado no crime de tentativa de homicídio num tiroteio contra a polícia em Março de 2016. Abdeslam foi condenado à pena máxima de 20 anos.
Este tiroteio aconteceu quatro meses depois dos ataques de Paris. Depois dos atentados na capital francesa, Abdeslam fugiu para a Bélgica.
Dias antes de ser detido pelas autoridades, esteve envolvido num tiroteio no bairro de Forest, quando um grupo de seis investigadores das polícias belga e francesa se preparavam para fazer buscas num apartamento, onde Abdeslam podia estar escondido.
Depois de uma troca de tiros com os agentes da polícia, conseguiu fugir novamente. Acabou por ser preso três dias depois num apartamento no bairro de Molembek.
O julgamento começou no início de Fevereiro. A justiça belga chega agora a um veredicto – Abdeslam é condenado à pena máxima de 20 anos de cadeia.
A sentença chega sem Abdeslam em tribunal. O suspeito está detido em França, onde aguarda julgamento pelos ataques de Paris, em Movembro de 2015. Abdeslam é apresentado como o cérebro destes atentados e o único sobrevivente.
FG (CP 1200) com TSF