Espírito “quase missionário” dos profissionais de educação não chega. A valorização de carreiras, o fim da ‘casa às costas’ e da sobrecarga de trabalho são questões “fundamentais” que têm de ser resolvidas para a mudança que se exige nas escolas e espaços de aprendizagem do século XXI, aponta Sandra Cardoso, 1ª candidata da CDU à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Braga.
Falando aos jornalistas no final da sessão da abertura do Education Summit, que decorre em Guimarães, Sandra Cardoso nomeou outros “aspetos fundamentais” que conduzem à “inovação pedagógica que urge nas salas de aula (…) para alcançar “uma escola pública, de qualidade, inclusiva e promotora de aprendizagens mais significativas”.
Entre estes aspetos – que “não dependem diretamente da vontade dos professores e auxiliares, nem dos recursos pedagógicos existentes nas escolas – aponta a valorização das carreiras dos profissionais da Educação, o fim da sobrecarga de trabalho dos professores (“impede completamente este tempo tão necessário para reflexão, partilha e inovação pedagógica”) e o aumento das condições de trabalho para profissionais e alunos, que “se veem muitas vezes limitados pela escassez de espaços e/ou instalações degradadas”.
Mas não só: A estas juntam-se o fim da ‘casa às costas’, um problema que “impede tantos professores de conciliarem a sua vida profissional com a familiar”, o elevado número de alunos por turma e a falta de apoios necessários para que “a escola possa ser verdadeiramente inclusiva”.
“Muito têm feito pela escola pública os professores e auxiliares, mesmo sujeitos a estas condições precárias de trabalho; e não tenhamos dúvidas que o fazem, com um espírito quase missionário, pelos alunos, pela melhoria da qualidade das suas aprendizagens”, conclui Sandra Cardoso, que se fez acompanhar a visita por Rosa Guimarães, também candidata à AR, e Margarida Leça e Rafael Lomba, ambos membros da Direção da Organização Regional de Braga do PCP.
Fernando Gualtieri (CP7889)