Jorge Mendes, cabeça-de-lista do PSD pelo circulo de Viana do Castelo, exige ao Governo que reúne com “urgência” com as farmácias de Melgaço, visando a criação de condições para que os serviços de urgência destas se mantenham abertas 24 horas por dia.
Referindo que durante o período da noite o encerramento das farmácias se poderá se poderá estender a outros municípios, o social-democrata dá conta em nota ao PressMinho da aprovação pela Administração Regional de Saúde o encerramento das urgências das farmácias à meia-noite em Melgaço.
A partir dessa hora, acrescenta Jorge Mendes, “fica disponível a linha telefónica 1400 que encaminhará os utentes para a farmácia de serviço mais próxima, ou seja, em Monção”, e que “o serviço à população também será afectado ao fim-de-semana e feriados, pois aos sábados após as 13h00 e aos domingos e feriados passou a estar ao serviço apenas uma farmácia”.
“Acreditamos que se instalará um sentimento de indignação e repúdio se o Governo nada fizer para reverter esta posição e ajude as farmácias a realizarem este serviço público”, diz o candidato.
“Estamos a pedir a uma população, que vive num território mais afastado do distrito que em caso de urgência e de extrema necessidade seja obrigada a deslocar-se a Monção para obter medicação ou tratamentos que necessitam na hora”, lembra, salientando que “isto não é aceitável”.
Jorge Mendes exige à ARS Norte “uma acção real que contrarie esta decisão e que não demonstre a sua indiferença para com os territórios com baixa densidade”.
“Sem serviços para a população, como conseguimos atrair novos residentes e investimentos para estes territórios?” questiona.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)