José Luís Carneiro, cabeça-de-lista do PS por Braga às Legislativas, visitou esta terça-feira os Bombeiros Voluntários de Guimarães e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas, também em Guimarães.
Acompanhado pelos candidatos à Assembleia da República Joaquim Barreto e Luís Soares, José Luís Carneiro afirmou que “as associações humanitárias dos bombeiros voluntários são uma das mais nobres manifestações de solidariedade humana. Dar a vida pela salvaguarda de pessoas e bens é um exemplo de vida a enaltecer”.
Já Joaquim Barreto, também líder da Distrital socialista, explicou que “saber ouvir e compreender os seus projectos [das corporações] e dificuldades é um dever de todos os que se comprometem com a causa pública e querem servir”.
Corporação dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, o n.º 1 do PS ouviu o presidente João Pedro Castro e o comandante Bento Marquês considerar que a aquisição da nova auto-escada, construída com tecnologia de topo, “é um marco histórico na vida da corporação. Este equipamento é essencial para o combate a incêndios, essencialmente no centro histórico e zonas urbanas do concelho onde os acessos são mais difíceis”.
“Este é um investimento superior a 900 mil euros, só possível com a ajuda do município de Guimarães que financiou 60%”, referiu João Pedro Castro.
Já o comandante Bento Marquês lamentou os efeitos da pandemia que “acentuou uma dificuldade que já sentíamos, a captação de novos voluntários para esta corporação que se insere maioritariamente no meio urbano de Guimarães”.
José Luís Carneiro, também secretário-geral adjunto do PS, afirmou “a governação socialista sempre reconheceu que a estrutura de bombeiros voluntários é a coluna vertebral do nosso sistema de Protecção Civil”.
Na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas, a comitiva socialista foi recebida pelo comandante da Corporação Ernesto Soares e pelo presidente da direcção Manuel Castro. Mais uma vez o tema foi o trabalho desenvolvido e o investimento na melhoria da protecção e socorro de pessoas