O antigo candidato à liderança socialista José Luís Carneiro vai voltar a ser o cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral do Braga nas legislativas antecipadas, adiantou esta quarta-feira à Lusa fonte oficial do partido.
O deputado e ex-ministro da Administração Interna, natural de Baião, no distrito do Porto, já tinha encabeçado a candidatura por Braga nas eleições legislativas de 2022 e de 2024.
Esta terça-feira à noite, a Federação Distrital de Braga chumbou a lista de deputados, depois de os responsáveis concelhios de Guimarães e de Barcelos terem manifestado o seu descontentamento com a ordenação dos nomes.
A lista que foi levada a votos e que acabou chumbada deixava os dois primeiros lugares em aberto, à consideração da estrutura nacional do partido, embora na mesma reunião tenha sido aprovada uma recomendação, por unanimidade, para que a antiga eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais fosse a cabeça de lista.
O processo foi entretanto avocado pela Comissão Nacional do PS, que já confirmou esta quarta-feira que o “número um” voltará a ser José Luís Carneiro. O antigo ministro da Administração Interna só admitia ser cabeça de lista por Braga, tendo rejeitado sê-lo por Coimbra.
A reunião da Comissão Política Nacional do PS que vai aprovar as listas de candidatos a deputados a todos os círculos eleitorais decorre esta quarta-feira à noite na sede do PS, em Lisboa.
Ricardo Reis Costa (CP 6811)