O deputado José Maria Cardoso volta a liderar a lista do Bloco de Esquerda (BE), pelo círculo eleitoral de Braga, nas próximas Eleições Legislativas. Alexandra Vieira (2.º), Cristina Andrade Carvalho (7.º), Maximiliano Pereira (independente/10.º), Teresa Amorim (14.º) e Manuela Airosa (16.º) são os representantes de Braga.
A candidatura bloquista realizou esta quarta-feira uma conferência de imprensa em Vila Verde, onde o cabeça-de-lista disse estar empenhado em “discutir o que é discutível e apresentar propostas concretas” para resolver os problemas do distrito e do país.
“Não nos perderemos em ‘fait-divers’ nem em questões de menor importância. Aquilo que de facto nos importa é discutir política e apresentar propostas, que permitam responder de forma concreta, objectiva e imediata às necessidades existentes”, assegurou.
Acompanhado pela deputada Alexandra Vieira, que será novamente a número dois da lista por Braga, José Maria Cardoso apontou como “grande preocupação” as “assimetrias existentes” no distrito, frisando a necessidade de “criar políticas e condições para a fixação das pessoas”.
“É preciso que haja maior equilíbrio e melhores oportunidades nos territórios, sobretudo nos mais fragilizados, onde existe despovoamento e desertificação. Temos de apostar na coesão territorial e ser a voz de muitas destas localidades que muitas vezes não são ouvidas”, apontou.
Para isso, defendeu que devem ser implementadas políticas públicas para fazer face à crise económica e social, com “apoios imediatos que permitam que as empresas tenham liquidez”, assim como “maior atenção” à actividade agrícola e florestal.
O cabeça-de-lista do Bloco de Esquerda sublinha a “obrigatoriedade de apostar nos serviços públicos”, desde logo no Serviço Nacional de Saúde e na escola pública, mas também na criação de redes de transportes que contribuam para reduzir o número de automóveis e melhorar a mobilidade.
“É preciso avançar definitivamente para a descarbonização, que é uma questão do presente. As actuais gerações vão sofrer muito as consequências das alterações climáticas caso não haja uma inversão desta tendência”, advertiu.
DOIS DEPUTADOS ELEITOS
Nas Eleições Legislativas de 2019, o BE conseguiu eleger dois deputados à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Braga. Esse é, por isso, o “patamar mínimo” definido para o acto eleitoral de 30 de Janeiro.
“Não temos a ousadia de pensar em quantos deputados vamos eleger, porque isso cabe aos eleitores. A realidade é que neste momento temos dois deputados, por isso partimos dessa fasquia e é evidente que esse será o patamar mínimo em que nos colocamos”, apontou José Maria Cardoso.
LISTA COMPLETA
1- José Maria Cardoso (Barcelos)
2- Alexandra Vieira (Braga)
3- Sónia Ribeiro (Guimarães)
4- Miguel Martins (Barcelos)
5- Raquel Azevedo (Vila Nova de Famalicão)
6- Marco Gomes (Cabeceiras de Basto)
7- Cristina Andrade Carvalho (Braga)
8- Ricardo Cerqueira (Vila Verde)
9- Catarina Ferraz (Vila Nova de Famalicão)
10- Maximiliano Pereira (Independente/Braga)
11- Andrea Lopes (Guimarães)
12- Carlos Machado (Póvoa de Lanhoso)
13- Pedro Nogueira (Fafe)
14- Teresa Amorim (Braga)
15- Manuel Gonçalves Pereira (Esposende)
16- Manuela Airosa (Braga)
17- José Pedro Vaz Andrade (Vizela)
18- Gorete Pimentel (Vila Verde)
19- João Garcia Rodrigues (Terras de Bouro)
Suplentes
20- Paula Nogueira (Braga)
21- Norberta Grilo (Braga)
22- Renato Célio Silva (Braga)
23- Pedro Ferreira (Braga)
24- Bruna Teixeira (Barcelos)
Ricardo Reis Costa (CP 6811 A)