Miguel Amador, de 36 anos, empresário na área da saúde digital, é o cabeça de lista do Volt pelo círculo de Braga às Eleições Legislativas de 18 de maio. Promover o progresso económico do distrito com “a aposta na área digital como exemplo nacional”, é um objetivo deste engenheiro de formação, natural de Guimarães.
Dar resposta aos desafios das jovens famílias do distrito, a igualdade nas licenças de parentalidade, creches e jardins-de-infância gratuitos e melhoria dos transportes públicos são outras medidas da candidatura de Miguel Amador.
O partido, que se assume pan-europeu, progressista e pragmático, quer ainda harmonizar as leis laborais com a Europa, ajustar o Imposto sobre Rendimentos de Pessoas Coletivas (IRC) à valorização salarial das empresas e acabar com todos os subsídios para combustíveis fósseis.
O Volt defende também vários estudos piloto para “a implementação do rendimento básico incondicional (RBI) a nível Europeu, devido à crescente automatização da sociedade e integração europeia dos seus cidadãos”.
Nas legislativas de 2022, o partido ficou no penúltimo lugar no distrito, com 357 votos, apenas à frente do Aliança.
VOLT PORTUGAL
Não se definindo “nem de esquerda, nem de direita”, o Volt apresenta-se às legislativas de maio como solução para “a estabilidade governativa que Portugal precisa na próxima legislatura, oferecendo a capacidade de promover o bom o bom senso, e dar resposta à necessidade de uma nova política em Portugal”.
Além de Braga, o partido, que surgiu em 28 de dezembro de 2017 e foi oficializado pelo Tribunal Constitucional em 25 de junho de 2020, concorre por Viana do Castelo, Aveiro, Bragança, Beja, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Vila Real, Viseu, Madeira, Europa e Fora da Europa.
O Volt foi lançado como movimento em março de 2017, em reação ao Brexit, “contra os populismos, os extremismos e os nacionalismos, contando com milhares de membros e apoiantes em toda a Europa”.
Primeiro partido pan-europeu, o Volt tem quatro eurodeputado no Parlamento Europeu, eleitos pelo Volt Alemanha e Holanda nas eleições de Maio de 2023, vários deputados eleitos nos no parlamento dos Países Baixos, Bulgária e eleitos locais em estados europeus, incluindo em Portugal.
Fernando Gualtieri (CP7889)