O Centro Qualifica do Município de Braga (CQMB) aderiu, no ano lectivo 2018/2019, ao Projecto Ler+ Qualifica, promovido pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e pelo Plano Nacional de Leitura (PNL).
Com este projecto pretende-se fomentar e valorizar a leitura e escrita junto da população adulta envolvida em processos de aprendizagem ao longo da vida (em ambientes formais e não formais).
“O Ler+ Qualifica surge da necessidade de reforçar as oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Com este programa pretendemos garantir uma melhor cobertura das respostas de educação e formação, de forma a assegurar que estas chegam a públicos menos qualificados e a todos aqueles que, por uma ou por outra razão, não tiveram oportunidade de terminar os seus percursos de qualificação”, refere Lídia Dias, vereadora da Cultura da autarquia.
“Dado o sucesso de implementação no seu primeiro ano de existência, o programa terá continuidade no próximo ano lectivo abrangendo todos os adultos que estejam envolvidos em percursos de qualificação no Centro Qualifica do município”, assegura Lídia Dias.
CENTRO PIONEIRO
O Centro Qualifica do Município de Braga (CQMB) foi pioneiro na celebração do protocolo de cooperação com a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) que permitiu colocar no terreno o projecto levando à BLCS, através da dinamização de cerca de 20 acções, mais de 150 candidatos que se encontram a realizar processos de reconhecimento, validação e certificação de competências.
Durante o ano lectivo foram desenvolvidas actividades de carácter diverso, tais nomeadamente palestras e tertúlias onde foram abordadas temáticas relacionadas com literatura, educação, cultura e sociedade. No âmbito da celebração do centenário do aniversário de Sophia de Mello Breyner, os alunos tiveram a oportunidade de participar activamente em acções associadas à efeméride.