Mais de 10 mil metros quadrados, o equivalente a um campo de futebol, 150 novos postos de trabalho, 35 mil produtos para manutenção e reabilitação da casa, estes os números da loja da empresa francesa Leroy Merlin inaugurada em Braga esta quarta-feira.
Carlos Malo, administrador-geral da empresa em Portugal, aponta a nova superfície da Leroy Merlin bracarense – a 11.ª no país-, como um exemplo de “evolução do conceito, não só pela dimensão mas também pela oferta.
Carlos Malo considera já a loja “parte integrante” da região, que oferece “soluções para a casa com o um todo”, frisando que cerca de três centena dos fornecedores são portugueses, representando mais de 40% das encomendas da empresa em Portugal.
“A loja de Braga é um marco na nossa empresa”, afirma Malo, anunciando a abertura em 2017 de outra loja em Loulé e mais outras seis nos próximos quatro anos, que se juntarão às 11 que o Leroy Merlin abriu desde 2003, ano em que se instalou em Portugal.
Firmino Marques, vice-presidente da Câmara de Braga, salienta a importância da loja da marca gaulesa para a economia local e da região, sobretudo pela criação de postos de trabalho, que num futuro próximo, poderão aumentar, e por se tratar de uma empresa “amiga do ambiente”.
A Leroy Merlin pertence ao grupo ADEO, que reúne 32 empresas autónomas em mais de uma dezena de países dedicadas à bricolage, construção e decoração.
Curiosamente, entre as empresas daquele grupo internacional, está o AKI, cuja loja de Lamaçães é vizinha da concorrente Leroy Merlin.
Em Portugal, a’ Leroy’ emprega mais de 2 200 colaboradores.
Fernando Gualtieri (CP 1200)