A Liga Portugal vai mover uma acção judicial contra o ex-presidente da Mesa da Assembleia Geral do organismo, Mário Costa, na sequência das suspeitas de tráfico humano a envolver jovens futebolistas em torno da BSports Academy, uma academia em Riba d’Ave, Famalicão.
O organismo liderado por Pedro Proença vai ainda recorrer à justiça contra o antigo presidente da MAG por ter causado danos reputacionais e prestado declarações falsas.
Entende a Liga que Mário Costa escondeu informação relevante, uma vez que membros dos órgãos sociais, colaboradores, delegados e entidades terceiras contratadas por, ou actuando em nome da Liga, são obrigadas a assinar declarações, sob compromisso de honra, em que garantem não ter qualquer incompatibilidade com os estatutos da Liga e com o seu Código de Transparência e Anticorrupção.
Mário Costa assinou, declarando não ter qualquer incompatibilidade com o exercício dos cargos de presidente da MAG e vice-presidente da Fundação do Futebol. A Liga entende que o antigo líder da MAG lhe mentiu.
Já a BSports será accionada na justiça por uso indevido da designação ‘Liga SABSEG’, que é a do segundo escalão do futebol nacional e foi utilizada em competições daquela academia.
Com Porto Canal