O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 1ª Divisão Policial, levou a cabo nas últimas 24 horas uma operação no âmbito da Campanha ‘Portugal Sempre Seguro’, desenvolvida sob a coordenação do Sistema de Segurança Interna e “cujos objectivos estratégicos visam o reforço da percepção de segurança no país, contrariando as informações descontextualizadas que criam a sensação de insegurança às populações”.
Realizada em colaboração com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, Autoridade Tributária e Aduaneira, Autoridade para as Condições do Trabalho e Segurança Social, operação resultou em 38 detenções.
Destas, cinco foram por condução de c/taxa de álcool igual/superior a 1,2 g/l; seis por condução sem habilitação legal; duas por tráfico de estupefacientes; uma detenção por situação irregular em território nacional; um caso de violência doméstica; uma por resistência e coacção sobre agente da PSP; 14 mandados de detenção; e outras oito por razões não divulgadas.
Ainda de acordo com as autoridades, foram alvo de fiscalização 11 estabelecimentos, que levaram ao “levantamento de 11 autos de notícia por contra-ordenação no âmbito da legislação que regula as actividades comerciais e três autos de notícia por contra-ordenação no âmbito da legislação rodoviária”.
Foram ainda “fiscalizados perto de uma centena de cidadãos com vista à verificação da sua legalidade em território nacional”.