O São João de Braga chegou a Lisboa este fim-de-semana com uma acção promocional que uniu o Chiado ao Terreiro do Paço.
Mais de 40 figurantes encheram as ruas da capital e deram outra cor ao fim-de-semana lisboeta, transmitindo a alegria das festas sanjoaninas bracarenses aos ‘alfacinhas’ e aos muitos estrangeiras que demanda a capital.
“Conseguimos dar uma boa amostra do entusiasmo que se vive nas festas do São João de Braga a todos os que passaram por Lisboa”, afirmou o presidente da Associação de Festas de São João de Braga, Rui Ferreira.
Para Rui Ferreira, o Cortejo Sanjoanino de sábado foi uma oportunidade para mostrar o carácter abrangente e animado das mais antigas festas sanjoaninas. “As festas do São João de Braga oferecem duas semanas de constante entretenimento a quem as visitar e esta foi uma boa maneira de demonstrar aos lisboetas e turistas que vale a pena visitar Braga nesta altura do ano”.
O cortejo sanjoanino começou no Chiado e passou pelo Rossio e pela Rua Augusta até chegar ao Terreiro do Paço e foi animado pelos característicos cabeçudos e gigantones, pelas cores do traje minhoto e pela animação do Encontro de Joões.
Quem passava pela rua não ficou indiferente à euforia sanjoanina, como testemunhou José Afonso, lisboeta que passeava com a sua família: “Percebe-se uma festa muito alegre e diversificada, fiquei com vontade de visitar”.
O São João de Braga marcou presença no Jamor, apoiando o Sp. Braga na final da Taça de Portugal de futebol e distribuindo animação no período que antecede o desafio que encerra a época futebolística nacional.