O Núcleo Territorial de Braga do Livre (NT Braga) manifesta a sua oposição à construção de um complexo desportivo com um parque para 150 automóveis, e mostra-se solidário com os moradores da rua Luís Soares Barbosa, nas imediações do BragaParque, que com a obra perdem um “pequeno espaço verde” que separa a rua da via rápida.
Face ao anuncio da obra, um conjunto de moradores, elaborou, então, uma petição pública para preservar o espaço verde em questão. O NT Braga “apoia e junta-se esta iniciativa cidadã e reclama dos responsáveis autárquicos bracarenses mais e melhores espaços verdes na cidade, não menos” e apela à assinatura da petição.
“Apesar da pequena dimensão deste espaço verde, é nele que as pessoas encontram um lugar para descansar, levar os filhos a brincar, conversar e conviver com os vizinhos. Além disso, durante Verões em que se registam temperaturas cada vez mais elevadas, em particular nas cidades, os espaços verdes amenizam o calor, proporcionam humidade e contribuem, durante todo o ano, para a regulação da temperatura e a infiltração de água nos solos”, aponta o Livre.
O Livre de Braga afirma que, apesar do “reconhecido défice” de espaços verdes na cidade, a Câmara Municipal, “em lugar de se empenhar no seu aumento, parece fazer questão de os diminuir, uma vez que decidiu concessionar o espaço público junto à rua Luís Soares Barbosa para a construção de um ginásio particular com piscina e um parque com capacidade para cento e cinquenta automóveis”.
Fernando Gualtieri (CP 7889)