GarbaGere é o nome da plataforma web de gestão integrada de recolha de lixo apresentado pela Agere e a Enermeter, empresa bracarense que assina o desenvolvimento do sistema de georreferência (GPS).
A plataforma, apresentada, esta quinta-feira, o último dia de trabalhos do Fórum Internacional de Comunidades Inteligentes e Sustentáveis (FICIS), que decorreu em Braga, pretende ultrapassar dois problemas que com que a Agere – Empresa Municipal de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga se debate: a verificação dos despejos dos contentores de lixo e das papeleiras, e se seu uso é o apropriado.
“Verifica-se que as papeleiras e os contentores do lixo nem sempre são usados de forma apropriada, e que desse mau uso resultam impactos ambientais, problemas de saúde pública e danos à imagem da Agere e, em última instância, do município de Braga”, explica a empresa municipal.
Para fazer face a situações desta natureza, a Agere decidiu apostar no desenvolvimento de uma solução tecnológica que permita diagnosticar ocorrências de uso indevido dos recipientes de recolha de resíduos e “potenciar o acompanhamento da actividade operacional realizada, com vista à sua otimização”.
“A Agere, acrescenta a empresa, “pretende ainda que esta nova ferramenta possa ser um embrião no estabelecimento de uma plataforma de comunicação que assegure a proximidade entre a empresa e os seus stakeholders, em particular os órgãos de gestão autárquica e os cidadãos”.
FG (CP 1200)