Luís Aguiar-Conraria toma posse esta sexta-feira a presidência da Escola de Economia e Gestão (EEG) Universidade do Minho (UMinho) para o período 2024-2026, anunciou a instituição minhota.
A cerimónia de investidura, presidida pelo reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, tem início às 11h30 na Escola de Economia e Gestão, no Edifício 8, no Campus de Gualtar, em Braga.
Nesta sessão são também empossados os vice-presidentes da EEG, Carlos Alberto Silva Menezes, Miguel Ângelo Vilela Rodrigues, e Rita Mafalda Dionísio Sousa.
A cerimónia é aberta ao público.
NOTA BIOGRÁFICA
Luís Aguiar-Conraria, professor Catedrático da Escola de Economia e Gestão, com agregação em Economia pela UMinho, é doutorado e mestre em Economia pela Cornell University, mestre em Economia pela Universidade do Porto e licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra.
Já foi presidente do Conselho de Escola, director do Departamento de Economia e vice-presidente para a Investigação e Internacionalização da Escola de Economia e Gestão.
Tem cerca de quatro dezenas de artigos publicados em revistas científicas internacionais e é co-autor de três livros sobre a Economia Portuguesa.
Já recebeu diversas bolsas FCT. Em 2011, recebeu o Prémio Gulbenkian para a Internacionalização das Ciências Sociais e, em 2010 e 2013, o Prémio de Mérito na Investigação, EEG/UMinho.
As suas áreas principais de investigação são quatro: Aplicações de Wavelets à Economia; Economia Política; Economia Portuguesa; Ciclos Macroeconómicos.
É membro do Comité de Datação de Ciclos Económicos da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Tem colaboração regular com os media. Actualmente, é colunista no semanário Expresso e membro do painel ‘Fora do Baralho’ na Rádio Observador.