Depois de uma reunião com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, em Brasília, Lula da Silva aceitou fazer parte do governo brasileiro e vai assumir a Casa Civil. Esta decisão garante a Lula um estatuto especial perante a justiça.
De acordo com o jornal Folha de São Paulo, Lula da Silva esteve esta quarta-feira reunido no Palácio da Alvorada, em Brasília, com Dilma Rousseff, Nelson Barbosa, ministro das Finanças, e Jaques Wagner, que deixa o comando da Casa Civil para Lula e deverá assumir a secretaria-executiva dessa pasta.
Com esta nomeação, Lula da Silva passará a usufruir do estatuto de foro privilegiado, uma vez que passa a ser julgado directamente pelo tribunal de última instância no Brasil, o Supremo Tribunal Federal, deixando assim de estar sob a alçada do juiz de primeira instância, Sérgio Moro, que está com a operação anti-corrupção ‘Lava Jato’.
A informação foi divulgada por Afonso Florence, líder do Partido Trabalhista (PT) e pelo deputado José de Guimarães através do twitter.