Esposende voltou a centrar as atenções dos praticantes de BTT, com a realização do Encontro Luso-Galaico, organizado pelo município, e que nesta 17.ª edição contou com a participação de 1300 atletas, distribuídos pelas categorias de Maratona, Meia Maratona, Passeio Júnior e Passeio Traquina.
Este evento, que se insere no plano anual de desporto da autarquia, “assume-se como prova de excelência no panorama ciclista nacional, vocacionado para conciliação do fomento da modalidade, aliado ao incentivo da prática da actividade, principalmente junto dos mais novos, razão pela qual inclui os passeios Júnior e Traquina”.
Dando forma a essa componente pedagógica, o primeiro dia do Luso-Galaico foi preenchido com o Passeio Traquina, envolvendo cerca de 80 crianças, dos 5 aos 11 anos. Durante a tarde realizou-se o Passeio Júnior, com a participação de 220 jovens, dos 11 aos 16 anos.
Associada à mensagem de incentivo à prática desportiva, o município prosseguiu com a campanha de segurança associada à prática do BTT. Tal como sucedeu na edição anterior, este ano foram igualmente distribuídos capacetes aos participantes.
O segundo dia do evento foi inteiramente dedicado à vertente competitiva, com a realização da Meia Maratona, de 40 quilómetros, e a Maratona, de 70 quilómetros, provas que, no conjunto, registaram a participação de 1000 atletas, oriundos de 42 município, nacionais e espanhóis.